Como surge o curso

Iniciamos esse blog com o intuito de mostrar aos visitantes leitores uma visão, mostrando como se dá e como funciona a educação neste curso. Então para inaugurarmos o site demos a preferência para uma leve introdução ao curso de Engenharia de Produção, principalmente quanto sua origem.

Na virada do século XIX para o século XX acontecia, nos EUA, um incrível processo de avanço industrial e crescimento econômico. É nessa época em que as grandes ferrovias vinham se estabelecendo e com isso surgiam as primeiras grandes corporações americanas, alavancando a produção em massa e instigando a cultura do consumo. Dessa maneira cria-se uma maior necessidade de uma gestão organizada e efetiva da produção e dos negócios.

Surgem diversos estudos sobre diversas áreas ligadas a gestão, um desses era proposto por Frederick W. Taylor que procurava analisar o trabalho dos operários, buscando formas de aumentar a eficiência do trabalhador e tivesse impacto direto com a produção. Nesta obra, Princípios da Administração Científica, há o marco do surgimento do Industrial Engineering.

Além de Taylor, houve diversas contribuições para a área de Industrial Engineering, Ford, por exemplo, introduz o conceito de produção em linha, paralelamente, técnicas de contabilidade e administração de custos se desenvolviam, os primeiros cursos de Business School surgiam, dando maior base quanto à setores de marketing e finanças. Outra influência nesse curso de engenharia, que surgia, viria mais tarde, na metade do século XX, quando surge a Pesquisa Operacional, servindo para otimização de problemas logísticos e aplicação do método científico na modelagem.

Reunindo tais diversos conteúdos e estudos pode-se criar o núcleo do Industrial Engineering, com traços de economia, administração e engenharia mecânica. Futuramente, este curso sofrerá influência das técnicas e estudos japoneses e fomentando grande parte do que hoje se é conhecido por Engenharia de Produção. Adendo que o curso surge no brasil em 1959 na Poli/USP como Engenharia de Produção e Complemento de Organização Industrial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário