A visão do egresso na UFSCar Sorocaba - Contextualização

O objetivo principal do grupo, com a criação deste blog, foi investigar sobre uma instituição muitas vezes negligenciada com o uso do termo organização. O método mais eficaz de conseguir alguma conclusão no âmbito da organização do trabalho que encontramos, foi realizar um estudo com alunos já formados (ou prestes a se formar) do curso de engenharia de produção na UFSCar campus Sorocaba (nosso nicho).
A ideia foi tentar verificar se há realmente uma visível mudança nos paradigmas sobre a questão trabalhista e das relações de trabalho, mesmo num curto espaço de tempo (neste caso foram analisados ingressantes do período entre 2006~2012).
É importante lembrar que, por menor que seja este intervalo, estaremos tratando diretamente com a inserção agressiva das novas tecnologias e formas de "viver", na vida das pessoas dentro e fora do trabalho. Ou seja, durante este período (que confere o início do século XXI), principalmente na sociologia e psicologia, vários cientistas buscaram entender a intensificação das relações interpessoais fluidas e da troca de informações em instantes, com o uso de redes sociais e ampliação no número de aparelhos celulares, por exemplo.
Mas, como nem tudo são flores, conseguimos apenas 10 respostas ao nosso questionário e algumas outras fontes (artigos científicos e conteúdo de outros blogs) para dar continuidade a este trabalho.

Para ficar sabendo sobre os resultados você pode dar uma olhada nas postagens subsequentes...

Onde conseguimos os dados?
https://jus.com.br/artigos/1147/a-flexibilizacao-das-relacoes-de-trabalho-no-brasil-em-um-cenario-de-globalizacao-economica

http://gestaodepessoasjana.blogspot.com.br/2010/01/relacionamento-interpessoal-um-processo.html

SIGAHI, T. F. A. C. Formação do engenheiro de produção: mapeamento das percepções de discentes, egressos, docentes e empresas. Sorocaba: UFSCar/DEPS, 2015. 143 p. Trabalho de Conclusão de Curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário