A visão do egresso na UFSCar Sorocaba

Revisando o questionário respondido pelos egressos da UFSCar de Sorocaba pudemos gerar alguns gráficos para melhor representar os resultados:











Apesar de poucas as respostas no questionário conseguimos analisar alguns dados sobre a visão do engenheiro na faculdade e depois do contato com o mercado de trabalho. Em primeira instância é perguntado ao ex-aluno qual seria seu critério de escolha para o curso de engenharia de produção, a pesquisa mostrou que a maioria procura a flexibilidade que o curso traz, não limitando o trabalhador a uma área específica como ocorre em alguns casos da engenharia. E quanto ao curso em si, em torno de 70% dos alunos tiveram suas expectativas consolidadas, mostrando que os ingressantes tem uma noção básica bem consolidada sobre o que é ministrado em engenharia de produção.
Durante o curso, o discente tem uma certa visão da sua área de atuação, no questionário a maioria imagina trabalhar em industrias, mas ao perguntarmos se tal visão havia se consolidado nos surpreendemos que mais de 60% afirma responde de forma negativa. Consentimos que o mercado de trabalho nem sempre dá espaço para a escolha de área por parte do trabalhador, além disso, muitos também reclamaram do tempo de adaptação em que as empresas subordinam os recém formados, estes que almejavam por cargos de alto escalão da forma mais rápida possível, constatando que o curso preparava pra tais funções.
Quanto as empresas procuradas para atuação, o egresso procura nessas a possibilidade de enaltecer seu trabalho, ascender de cargos e ter prestigio por isso, além de um bom salário. Desta maneira difere-se apenas os perfis dos trabalhadores que preferem empresas mais estáveis (Toyota, Unilever, etc.) ou empresas rotativas que remuneram um pouco melhor (ABInbev, Itaú, consultoria, etc.), ambos em iguais proporções. Próximo de 20% preferem a Academia, procurando trabalhar com pesquisas e 10% não tem preferência definida, aceitam cargos nas empresas que mais combinam com seu caráter e princípios, além de atender suas expectativas salariais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário