Nesse post iremos discutir alguma singelas diferenças entre o curso de engenharia de produção em dois campus da própria UFSCar, um localizado na cidade de São Carlos e outro na cidade de Sorocaba.
O campus de São Carlos deu início ao curso de engenharia de produção em 1976, que antes eram divididos em produção química e produção materiais. Apesar de hoje já ser um curso de engenharia de produção “puro”, ainda carrega traços de seu passado, o que acarretará provavelmente nas diferenças do curso ministrado em Sorocaba, que é um curso mais novo e não possui predecessor além da engenharia de produção “pura”.
Comparando as grades curriculares da engenharia de produção de Sorocaba e da engenharia de produção de São Carlos é possível perceber uma certa distinção, mesmo se tratando da mesma rede de universidade. O curso de São Carlos aprofunda mais em quesitos de materiais e de mecânica, contando com 14 créditos com foco em materiais, enquanto no curso ministrado em Sorocaba existe a possibilidade de escolha entre a linha de materiais ou a linha florestal, e mesmo se escolhido a linha de materiais apresentam apenas 12 créditos, 2 créditos a menos que em São Carlos.
Outra diferença percebida é o maior enfoque que Sorocaba dá para matérias da linha de finanças, contando com 14 créditos nessa linha, enquanto São Carlos apresenta apenas 10 créditos.
Além disso, percebemos que São Carlos apresenta uma matéria de cálculo a mais, 4 créditos para ministrar cálculo numérico. Matérias especificas de produção são ministradas com menor frequência durante o ciclo básico, diferentemente do que ocorre no campus de Sorocaba, onde o aluno tem contato adiantado com estas disciplinas, por exemplo a matéria de simulação de sistemas é dada no segundo semestre em Sorocaba, enquanto a mesma matéria só é ministrada no sexto semestre em São Carlos.
Pode-se concluir que a diferença não é tão discrepante, grande parte das matérias são similares, porém acreditamos que o foco da unidade em Sorocaba é maior no setor de gestão e finanças, levando em consideração maiores matérias de administração de empresas, enquanto São Carlos apresenta uma engenharia de produção com maior enfoque em engenharia de materiais e mecânica, além de um ciclo básico um pouco mais completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário